bem-vindo, beirut

Zach Condon é o vocalista da banda norte-americana Beirut, formada por mais cinco integrantes. Não conhecia nenhuma música da banda. Na verdade, só tinha escutado por postagem de algum dos contatos do facebook a música “Leãozinho”, de Caetano Veloso, cantada pela banda. Mas lembro que nem procurei ouvir mais coisas deles. O português “gringo”, o “acento” diferente acabou passando batido.

Há algumas semanas, passeando pelo “mar” de clipes disponíveis no youtube, encontrei “Santa Fe”. E descobri que a música é o primeiro single do terceiro álbum dos meninos, chamado “The Rip Tide”. Foi uma canção que eu gostei logo da primeira vez que ouvi. E não é com toda música que isso acontece.  Parecia que eu já tinha ouvido a animadinha “Santa Fe” em algum filme, não me parecia estranha. Só sei que adicionei aos meus favoritos para pesquisar mais depois.

E descobri que eles já tinham se apresentado no Brasil há uns 3 anos, e eu nunca tinha ouvido falar. Com “Elefhant Gun – do primeiro álbum -, inclusive, eles passaram a compor a trilha sonora da minissérie Capitu, em 2009.  E a partir disso, ficaram mais conhecidos no Brasil. A música é bonita, tem uma melodia diferente com os intrumentos utilizados pela banda.

Alguns críticos dizem que o terceiro álbum é mais pop, mas que ainda tem influências de produções do leste europeu, com o uso de sanfonas, instrumentos de sopro e ukeleles. Gostei muito das músicas que ouvi, mesclas dos três álbuns do Beirut. São agradáveis, originais e algo na voz do Zach me agrada bastante. “A Sunday smile”, “Nantes” e “A Candles fire” foram algumas das que mais gostei.

Influências

Em entrevista à Folha Ilustrada, em 2008, Zach disse que é fã da Tropicália, assistia aulas de português, mas nunca foi capaz de escrever algo na nossa língua. Mas que as classes o ajudaram nas canções prediletas de Cateano Veloso e de Gilberto Gil. O cantor tem letras inspiradas na literatura latino-americana de Jorge Luis Borges, Gabriel García Márquez e Roberto Bolaño; e também do cinema francês.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: